terça-feira, 6 de julho de 2010

"O Rio de Janeiro continua lindo."



Chuvas do Rio de Janeiro: 3 meses depois, como ficou a situação?

Foram 256 mortos por causa das chuvas que atingiram o Rio de Janeiro no último mês de abril. Agora, 3 meses após o ocorrido, desabrigados continuam lutando por um lugar e ainda há pessoas morando em área de risco, conforme divulgado ontem pela "Agência Brasil".
Somente no Morro do Urubu, zona norte da cidade, cerca de 240 moradores estão com suas casas interditadas, mas continuam morando em locais indevidos. Quem confirma o dado é a presidente da Associação de Mulheres e Amigos do Morro do Urubu, Sônia Regina Gonçalves da Silva, contando ainda que mais 290 pessoas assumiram um condomínio no Realengo, apelidando o lugar de Urubulengo. "A prefeitura chegou a vir aqui para conferir a situação. Está sendo feito o atendimento, não com a urgência que precisávamos, mas ele está acontecendo", completou. 



Sobre o morro do Urubu, ele completa: "algumas famílias – as do Morro do Urubu foram as primeiras – receberam imóveis novos do programa 'Minha Casa Minha Vida', outras foram indenizadas pelo imóvel perdido e outras adquiriram imóveis usados através do sistema de compra assistida. Hoje, não há famílias de desabrigados pelas chuvas vivendo em abrigos municipais. Reassentamos nos últimos três meses mais de 2.900 famílias que viviam em área de risco e agora moram com dignidade em casas ou apartamentos mais seguros".




Paes explicou que a meta da prefeitura é ter reassentado, até 2012, cerca de 13 mil famílias das áreas de risco. "Desde o início do ano passado, mais de 4.100 já foram transferidas para locais seguros. Firmamos parcerias com os governos federal e estadual para resolver essa situação mais rapidamente. Conseguimos, em tempo recorde, que a Caixa Econômica Federal transferisse imóveis construídos ou em construção para o programa 'Minha Casa Minha Vida', o que facilitou a compra pelo município e a transferência desses imóveis para os desabrigados. Além disso, compramos da Light um terreno de 124 mil metros quadrados em uma área valorizada da Zona Norte, no bairro de Triagem, perto da estação do Metrô e de vasto comércio. Lá serão construídos 3.400 apartamentos, divididos em 10 condomínios, com escolas, clube social e toda a infraestrutura necessária. Esse novo bairro será destinado a parte dessas famílias que hoje vivem em áreas de risco", finaliza.

Doações ainda são bem-vindas nas regiões atingidas pelas chuvas. A equipe de voluntários do Viva Rio continua levando os donativos para as áreas atingidas e você também pode ajudar. Clique aqui e saiba como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário